segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Inspeção Veicular e a Fiat

CUIDADO AO COMPRAR CARROS FIAT!




Uma quantidade enorme de carros da Fiat não está passando na inspeção veicular de São Paulo, conforme pode ser verificado nos jornais, sites de reclamação na internet, etc

O principal motivo (tal como consta no verso) é que os motores foram projetados para emitir até 0,5 de CO2 (conforme consta nos manuais do proprietario Fiat) e a prefeitura permite emissões de até 0,3. Para conseguir a aprovação na inspeção veicular muitos proprietários (como é o meu caso) são intimados a gastar uma quantia de até 30% (isto mesmo, trinta por cento!!!!) do valor do veiculo em modificações que vão desde uma simples limpeza de bicos injetores até a troca de cabeçotes e a retífica completa do motor (veja nos sites do tipo Webmotors, etc).

No meu caso, meu Fiat Uno, com 27.500 Km rodados e todas as revisões, programadas ou não, feitas na mesma concessionaria autorizada Fiat (Av. Celso Garcia 4886) foi reprovado na inspeção veicular em 23/06/2010, usando combustivel Petrobras da melhor procedência (o posto já ganhou premio de melhor combustivel de São Paulo). Levei o carro de novo até a concessionaria Amazonas onde mencionei o problema da reprovação. Gastei 420 reais na revisão dos 30.000km, o maior valor para carros 1.0 que eu encontrei em São Paulo e os mecanicos disseram que o carro não tinha nenhum problema, estava cem por cento dentro das especificações de fábrica.

Levei o carro para a reinspeção dois dias depois, com o mesmo combustivel e os indices de emissão aumentaram muito!!! Isto, apesar deles terem dito que trocaram filtros, óleo, cabos, etc, conforme consta na nota fiscal emitida.

Após reclamar na ouvidoria Fiat, fui novamente encaminhado à concessionaria autorizada Fiat Amazonas onde, após verificação, disseram-me novamente que o carro não tinha nenhum problema mas que, para tentar passar na inspeção veicular (não davam nenhuma garantia) eu deveria, a principio, trocar o catalisador e a sonda lambda, gastando 1.650 reais. Se não resolvesse, pois as caracteristicas originais do veiculo teriam de ser alteradas, seria necessario trocar o cabeçote, pois só assim o carro ficaria, talvez, dentro das especificações exigidas pela prefeitura.

Reclamei novamente na Ouvidoria Fiat e em todos os outros canais oficiais de reclamação deste fabricante, sendo tratado de modo indigno do nome que a Fiat tem no nosso país.

Agora, só me resta tentar me livrar do carro, vendendo para alguem que não more em São Paulo e não precise fazer inspeção veicular, além de nunca mais comprar nada da Fiat. Também resolvi tentar fazer pelo menos vinte pessoas desistirem de comprar carros Fiat, bem como convencer outras pessoas que estão na mesma situação que eu estou, a fazer o mesmo.

Se voce pensa que, ao estar comprando um Fiat, voce está adquirindo um veiculo economico e com boa infra estrutura de manutenção, cuidado. Voce pode acabar tendo que gastar uma fortuna nas manutenções programadas (as mais caras que eu encontrei em São Paulo), ser muito mal atendido, tanto nas concessionarias quanto nos canais de atendimento, pagar um valor de seguro mais alto do que outros veiculos similares e, ainda por cima, ser acharcado na hora de fazer a inspeção veicular.

Portanto, pense nisto na hora de comprar seu carro e não dê ouvidos aos vendedores, que vão ter desculpas para tudo e vão tentar minimizar o problema.

Vejam o que disse o atendimento Online da Fiat:

Ana Luiza: Olá, viviane. Em que posso ajudar?


viviane: Desejo comprar um carro Fiat mas varias pessoas estão me alertando que os carros desta marca não estão passando na inspeção veicular de SP. O que vcs tem a dizer?

viviane: meu mecanico me falou que os motores flire saem de fabrica com especificações de emissão de gases de até 0,5 CO2, é verdade?

Ana Luiza: A Fiat deixa disponível a rede de concessionária para as análises que se fizerem necessárias.

viviane: pois a prefeitura só autoriza 0,3 de emissão. Se eu comprar um carro zero agora, quando for fazer a inspeção, daqui dois anos, não vou mais ter a garantia de fabrica, não é mesmo?

Ana Luiza: Os veículos Fiat possuem garantia de 12 (doze meses)para elétrica/mecânica e de 4 a 5 anos para carroceria, dependendo do modelo do veículo (exceção dos veículos utilitários), período contado a partir da data

de emissão da Nota Fiscal de venda ao primeiro proprietário, sem limite de quilometragem desde que sejam realizadas as revisões programadas (descritas no manual de uso e manutenção do veículo) na Rede

Autorizada Fiat.

viviane: então é isso mesmo, vou ficar sem garantia, tal como meu vizinho falou (os carros 2011 só fazem a inspeção em 2012)

viviane: só estou querendo entender o que está acontecendo pois não entendo muito de carro e tem varias pessoas falando para eu ter cuidado com carros Fiat.

viviane: desculpe a insistencia, mas voce não respondeu: é verdade que os motores fire flex tem indices de emissão de até 0,5 de CO2?

Ana Luiza: Informamos que os veículos produzidos pela Fiat Automóveis possuem qualidade e tecnologia de ponta, objetivando-se proporcionar aos nossos clientes mais segurança e conforto. Além disso, a Rede Autorizada

Fiat é treinada e especializada para realizar análises caso forem necessárias.

viviane: desculpe a insistencia, mas voce não respondeu: é verdade que os motores fire flex tem indices de emissão de até 0,5 de CO2?

viviane: eu quero dizer, saem mesmo de fabrica com esta especificação tecnica?

Ana Luiza: Aguarde um momento.

viviane: depois, sem garantia de fabrica, não vou ter de gastar uma fortuna para deixar meu carro dentro das especificações que a prefeitura exige?

Ana Luiza: Aguarde um momento.

Ana Luiza: Informamos que todos veículos FIAT estão em conformidade com o Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores - PROCONVE - e

atendem aos padrões estabelecidos.

viviane: não duvido disto, por isto quero comprar um carro desta marca. Só gostaria de saber quais os indices de emissão que constam nos manuais do proprietario dos Fiat Uno 2011

viviane: É possivel, através deste canal de atendimento?

Ana Luiza: Informamos que consta no manual de uso e manutenção do veículo Novo Uno 1.0 8V Flex e 1.4 8V Flex:: Teor de CO em marcha lenta para o <0.5%

Ana Luiza: Informamos que consta no manual de uso e manutenção do veículo Novo Uno 1.0 8V Flex e 1.4 8V Flex:: Teor de CO em marcha lenta <0.5%.

viviane: Então é verdade, eles podem não passar na inspeção veicular de SP, onde o indice permitido é de, no maximo, 0,3 CO2 em marcha lenta...

Ana Luiza: Conforme infomado acima, os veículos Fiat estão em conformidade com o Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores - PROCONVE.

viviane: mas não estão em conformidade com a inspeção veicular da prefeitura de São Paulo!!

viviane: Acontece que eu more em SP, como vou fazer depois que vencer a garantia?

Ana Luiza: Aguarde um momento.

Ana Luiza: Caso os veículos Fiat não atendessem as normas do Programa, não estariam no mercado.

viviane: Pois então eu acho que eles não deveriam estar, segundo a prefeitura de são paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário